Quantcast
Após derrota por 20×0, Pro Piacenza é excluído da Série C na Itália - Desportos na Net Web Interstitial Ad Example
22 de Outubro, 2021

Desportos na Net

Sua dose de Desportos Diário!

Após derrota por 20×0, Pro Piacenza é excluído da Série C na Itália

2 min read
A terceira divisão do campeonato italiano ganhou as páginas esportivas recentemente em função da atípica e polêmica derrota de 20×0 da Pro Piacenza para o Cuneo,...
Pro Piacenza 1919
Pro Piacenza atravessa graves problemas financeiros (Reprodução/Francesco Doglio/LaStampa)

A terceira divisão do campeonato italiano ganhou as páginas esportivas recentemente em função da atípica e polêmica derrota de 20×0 da Pro Piacenza para o Cuneo, em episódio que escancarou a fragilidade e os problemas financeiros vividos nas categorias de acesso do futebol local. Nesta segunda-feira (18), a federação do país da bota (FIGC) oficializou a exclusão da Pro Piacenza, quatro dias depois de banir o Matera do mesmo campeonato.

No pior momento de sua história, a Pro Piacenza vinha de três W.O.’s antes da visita ao Cuneo, frutos de uma greve no elenco iniciada em dezembro por atraso salarial. Diante disso, o rubro-negro teve seus compromissos adiados, até que no último domingo (17) precisou jogar. Para evitar a quarta ausência seguida e o conseguente afastamento da Série C, levou a campo sete adolescentes de fora com o objetivo de cumprir tabela.

Enfim, o resultado dessa manobra já é conhecido. Contra um adversário sem comissão técnica e com um jogador-treinador de 18 anos, o Cuneo fez 16×0 antes do intervalo. E agora o clube piacentino, que já havia sofrido punição com a perda de pontos, foi eliminado por diversas irregularidades. Segundo o presidente da FIGC, Gabriele Gravina, “o que aconteceu em Cuneo é um insulto ao esporte e aos seus princípios fundamentais.”

Situação semelhante à do Piacenza viveu o Matera, excluído do grupo C na quarta-feira (13) por quatro W.O.’s, piorando a organização do torneio. Embora Gravina tenha dito que é de responsabilidade da FIGC garantir a “paixão dos torcedores e a credibilidade das ligas nacionais”, é clara a anuência dos órgãos reguladores e dos dirigentes com os eventos ocorridos, afinal, aqueles não exigem garantias de que os clubes possam sobreviver durante a temporada, ao passo que estes acumulam más administrações.

De todo modo, não é a primeira vez que esse tipo de problema acontece, tendo afetado ao longo dos anos até mesmo tradicionais equipes que frequentaram a elite nacional. Enquanto isso, faltam pouco mais de dez rodadas para o fim da primeira fase da Série C, que agora tem 57 equipes divididas em três grupos. Como é de se esperar, a Pro Piacenza e o Matera caíram para a Série D. Já a Virtus Entella (A), Pordenone (B) e a Juve Stabia (C), lideram com folga até aqui e vão garantindo o acesso direto para a segundona.

Deixe seu comentário!

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *